sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Esfoliação!!!



Assunto de hoje é a Esfoliação da pele, tanto rosto quando o corpo podem ser esfoliados, principalmente as regiões mais ressacadas de nosso corpo que geralmente são cotovelos, joelhos e pés, porque nossos pesinhos sofrem né(saltos, botas, sapatilhas, sandálias) em fim tamanhos e modelos que acabam agredindo os pés.

Então venho trazer algumas opções e dicas para mantermos nossa pele mais bonita, limpa, hidratada e jovem :D!

Gente a esfoliação segundo dermatologistas é para ser feita preferencialmente uma vez por semana ou a cada 15 dias dependendo do tipo de pele.

Os esfoliantes  a serem comprados deve ser de acordo com o seu tipo de pele, da mesma forma que os hidratantes, pois não adianta uma pessoa com a pele oleosa comprar um esfoliante que contenha hidratante na composição; na minha opinião não vai adiantar muito, pois se esta esfoliando com “ingredientes hidratantes” acredito que a esfoliação não vá ficar tão boa, recomendo que na pele oleosa deixe o hidratante para depois da esfoliação.

Há diversas marcas e tipos de esfoliantes no mercado, gel, creme, acho que até liquido, e há também as dicas caseiras que a gente pode fazer em casa sem erro e também sem maiores problemas pois na grande maioria se usam ingredientes naturais.

Vamos lá, vou descrever aqui um passo a passo que encontrei na internet que são recomendações de uma empresa de cosméticos a Antidoto Cosméticos. Não sei se os produtos deles são bons, nunca usei, mas gostei do passo a passo descrito por eles.


1º Lave bem a pele antes de começar a esfoliação.

2º Pegue uma quantidade de Esfoliante e espalhe na pele limpa e molhada com água morna espalhando quantidades pequenas pelo rosto (da mesma forma que costuma fazer para passar base). Dessa forma toda a pele receberá o esfoliante igualmente de forma homogenia.

3º Escolha o esfoliante mais adequados ao seu tipo de pele, a escolha do produto é importante para a esfoliação - cuidado para não irritar a pele. Para peles oleosas e com tendência à acne, aconselha-se normalmente produtos a base de ácido salicílico ou glicólico. Para peles secas, podem utilizar esfoliante que seja ao mesmo tempo hidratante.

4º Massageie cada região do rosto durante 10 segundos em média (esse processo é rápido, pois o excesso de esfoliação não gera benefícios e pode irritar a pele ). Evite a área ao redor dos olhos que é uma região onde a pele é muito fina e sensível. Os lábios podem ser esfoliados, mas com cuidado. O pescoço deve ser esfoliado também!

5º Massageie o rosto de dentro para fora e de cima para baixo na região do nariz, e esse é o mesmo sentido da drenagem linfática do rosto. Se você tem acne, não deve esfoliar diretamente as espinhas, porque pode romper a lesão, contaminar o resto do rosto com as bactérias que estão ali e também aumentar a inflamação.

6º Enxágue bastante, primeiramente com água morna facilitando a retirada do esfoliante, depois jogue água em uma temperatura mais fria para ajudar a retrair os poros e ativar a circulação. Precisa enxáguar bem até não sentir mais nenhum grãozinho de esfoliante na pele, normalmente esse processo do enxágue costuma demorar mais do que o tempo da esfoliação.

7º Use uma toalha limpa para secar ou lenços de papel. Importante não esfregar a tolha no rosto, apenas pressioná-la contra o rosto para secar a pele levemente, no geral não se deve esfregar a toalha nem na pele nem nos cabelos, apenas pressionar levemente para não agredir sua pele e nem seu cabelo.

8º Não precisa esfoliar com muita frequência. Em geral uma esfoliação bem feita uma vez por semana é suficiente. O maior erro da esfoliação é abusar dela. O excesso pode aumentar a oleosidade da pele bem como irrita-la. E como a maioria dos processos de beleza, é gradativo.

Dicas Caseiras....

Receita de esfoliante para pele com cravos e oleosa

Como fazer: Uma colher de açúcar cristal e uma colher de mel.
Misture os ingredientes e aplique no rosto inteiro com movimentos circulares, esfoliando levemente.
Enxágue bem o rosto, com água morna.
Passe um adstringente para fechar os poros.
E hidrate.

Receita de esfoliante para pele seca

Como fazer: Uma colher de aveia em flocos e uma colher de mel.
Misture os ingredientes e aplique no rosto inteiro com movimentos circulares, esfoliando bastante, mas levemente para não irritar a pele.
Enxágue bem o rosto com água morna.
Passe um tônico facial para fechar os poros e hidratar a pele.

Receita de esfoliante para todos os tipos de pele

Como fazer:  Meio mamão pequeno e uma colher de açúcar cristal.
Misture os ingredientes e aplique no rosto inteiro com movimentos circulares, esfoliando bem, sempre levemente.
Enxágue bem o rosto, com água morna.
Passe um tônico facial ou loção adstringente e hidrate.

ü  Lave com água morna, ela faz com que os resíduos saiam melhor de sua pele, principalmente os oleosos e depois com água fria ou um tônico para abrir os poros.

Esfoliante de farinha de Milho

Este eu não sei dizer ao certo para que tipo de pele é recomendado, mas eu fazia lá na minha adolescência e dava bons resultados, pois eu tinha muiiitas espinhas, mas claro que sem conhecimento eu não fazia da forma como descrevo abaixo, mas acho interessante,e foi minha mãe que me ensinou, e agora eu acho na internet algo tão simples que minha mãe já fazia!!!...

Como fazer:  Misture uma quantidade de farinha de milho e mel suficientes para passar nas áreas que você queira esfoliar. Pode ser aplicada na pele do rosto e do corpo – eu usava só no rosto, vou fazer o teste no corpo e depois posto aqui.

A pasta deve ficar homogênea e cremosa. Aplique na pele e faça suaves movimentos circulares por poucos minutos. Esse esfoliante também hidrata  a pele.

 O interessante  é levar um pote com essa máscara para o banho e, assim que terminar o banho, aplicar em todo o corpo, desde o rosto, dando atenção especial às partes ásperas, como cotovelos, joelhos e calcanhares e depois enxágue .


*** Não sou dermatologista, nem estudante da área, sou somente uma curiosa que busco opções para se manter bem tanto na moda quanto com a saúde da pele, corpo e mente, então se eu tiver escrevendo besteira por favor me corrijam ! ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale o que achou do post!